Seguro do artefato era superior a R$ 130 mil.
Peça foi doada ao primeiro-ministro holandês há 40 anos.


Do G1, com informações da France Presse
O Museu Nacional da Holanda descobriu que uma de suas peças, uma pedra que, imaginava-se, foi trazida da Lua em 1969, não é nada mais nada menos que um pedaço de madeira petrificada. O desconcertante anúncio foi feito nesta sexta-feira (28). O museu, abrigo da obra de mestres da pintura como Rembrandt e Vermeer, herdou a peça em 1991, depois da morte do primeiro-ministro holandês Willem Drees, que a recebeu de presente das mãos do embaixador dos EUA na Holanda, William Middendorf. A gentileza fez parte de uma “turnê mundial” dos três astronautas americanos que integraram a missão Apollo 11.

“Quando a recebemos, fizemos um seguro no valor de 50 mil euros em valores atuais (cerca de R$ 153 mil)”, informou Xandra van Gelder, da área de comunicação do Rijksmuseum de Amsterdã. Feitos os cálculos, agora que se sabe que aquilo ali é madeira e nada mais, até que o artefato não é assim tão desprezível: vale 50 euros.

Quem deu o toque de que a pedra lunar era na realidade um tremendo mico foi um especialista em questões espaciais. O bom senso do homem o fazia duvidar que a Nasa, a agência espacial americana, teria um desprendimento assim tão grande de abrir mão de uma raríssima amostra de material lunar só para agradar o primeiro-ministro holandês.

Geólogos e outros especialistas da Universidade de Amsterdã determinaram que a pedra, afinal, não procedia da Lua. O resultado foi confirmado depois por uma análise microscópica do artefato, que só foi exibido ao público em duas ocasiões. O embaixador Middendorf, octogenário, não lembra de nada.

Comentário: "Impossível ler uma gafe diplomática dessas e não colocar o "miolo" para refletir sobre como é fácil enrolar pessoas. Consideremos a fantástica capacidade de titubiar até mesmo uma seguradora, sem contar com o coitado do primeiro-ministro. Não distante de nós, encontramos muitos "embaixadores" empenhados em presentear com "pedra lunática" (lunática mesmo!) os assiduos sugadores de informação "evoluida". A informação "evoluida" é tudo o que os embaixadores querem que pensemos ser verdade científica, sendo que de tão bonitos e cheirosos e inteligentes e tudo de bom que aparentam ser esses embaixadores, é praticamente inquestionado a origem dessas informações "evoluidas". Não estaria você fazendo um "seguro" de pedra lunar e levando páu? Quem garante que suas ideologias, vendidas pela mídia,valem tanto? Aliás, por que a mídia resguarda tanto tempo e investimento para divulgar suas filosofias (evolucionistas)? Usemos o bom senso para avaliar tamanha cortesia... gentileza...

Mundo Criado

Arqueologia Bíblica

Ano Internacional da Astronomia - 2009

Seguidores