Esse vídeo é muito legal, dá uma noção boa da dimensão do universo. Aproveitem!


Hoje o céu está limpinho (pelo menos sem núvens...) então apesar do meu nada imponente binóculo astronômico, consegui fazer uma foto da "Lua de hoje"
Essa aí é a foto (acima)... Mas como eu não me contive em apenas colocar essa foto aí assim... E já que é a primeira de várias que pretendo postar por aqui, decidi colocar também esse artigo (abaixo) que publiquei no "mundocriado.com" há algum tempo...
---------------------------------------------------------------------
A Lua Saiu da terra?
Você já parou para pensar no porque de coisas "simples" serem do jeito que são?
Sei que você não tem dúvida de que a lua é aredondada... (basta ver a foto)
Mas... acompanhe comigo esse raciocinio e perceba como o simples pode se tornar complexo:
"A lua está se afastando da Terra, cerca de 3,82 (+-0,07) centímetros por ano (1)". "A distância média atual entre a Terra e a Lua é de aproximadamente 384.000 Km (2)". "Se a Lua estivesse a 192.200 Km de distância da Terra, as marés seriam 8 vezes maiores que as atuais... ...teriam deixado marcas visíveis nas regioes costeiras do nosso planeta. Tais marcas não foram detectadas.(3)"
"Os cálculos mostram que o limite máximo de tempo para que a Lua começasse a se afastar da Terra seria de 1,2 bilhões de anos atrás!, Para que isso acontecesse a terra teria que dar uma volta a cada 4 horas e 57 minutos em torno do próprio eixo. Isto significa que a lua teria começado a se afastar da terra a 1,2 bilhões de anos atrás? Não! Isto significa que seria inconcebível aceitar a idéia de vida na Terra a bilhões de anos. O efeito da força gravitacional da Lua sobre a Terra de bilhões de anos sería devastador(4)"
"Vale lembrar ainda que segundo o modelo evolucionista, o universo teria cerca de 13,7 bilhões de anos, a Terra teria cerca de 4,6 bilhões de anos, e a "vida" teria cerca de 3,8 bilhões de anos. Se fossemos ainda considerar a teoria de que a lua surgiu a partir de um pedaço da Terra, teríamos que considerar a bela "coencidência" da Lua ser arredondada e não uma lasca."[RAB]

(1)-J.O. Dickey et al., Lunar Laser Ranging: A Continuing Legacy of the Apollo Program, Science, Vol 265, 22 de julho de 1994, p. 486
(2)-(3)-(4)-Lourenço, Adauto., Como Tudo Começou- Uma introdução ao Criacionismo, p. 96 e 97.


Resultados são de pesquisadores americanos.
Nossa galáxia rivaliza em porte com sua vizinha Andrômeda.


Da EFE

Cientistas americanos descobriram que a Via Láctea pesa 50% a mais do que era estimado antes e gira em torno de seu próprio exio a 965.600 km/h, quase 161.000 km/h mais rápido do que se considerava anteriormente.

A equipe, formada por pesquisadores do Observatório Nacional de Rádio e Astronomia dos EUA e do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian, apresentou nesta segunda-feira (5) os resultados de sua pesquisa em reunião da Sociedade Americana de Astronomia em Long Beach, na Califórnia.

Eles explicam que, por ser mais veloz e pesada, a galáxia tem maior força gravitacional, o que significa que são maiores as possibilidades de ela colidir com a galáxia de Andrômeda, ou com outras, menores e mais próximas.

"Acabou a ideia de a Via Láctea como irmã menor de Andrômeda em nosso grupo local", afirmou o cientista Mark Reid, do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian.

O fato de as observações científicas terem sido feitas de o interior da galáxia dificulta as medições e o estudo de sua estrutura, algo mais simples para o restante de galáxias, das quais se pode obter uma imagem geral.

Até agora, o valor das magnitudes da Via Láctea era calculado por medições indiretas.

No entanto, os radiotelescópios VLBA da Fundação de Ciência Nacional dos EUA registram imagens de alta qualidade e medidas diretas de distâncias e movimentos que não dependem de outras propriedades, como o brilho.

Nas imagens da galáxia captadas pelos radiotelescópios, os cientistas localizaram regiões de intensa formação de estrelas nas quais moléculas gasosas aumentam as emissões de rádio.

Essas áreas servem como marcas brilhantes para o radiotelescópio, o que permitiu determinar os movimentos tridimensionais dessas regiões, que, em sua maioria, seguem um caminho circular, na medida em que se movimentam pela galáxia, mas elíptico e a uma velocidade inferior às das demais regiões.

Os pesquisadores atribuem estes movimentos às ondas expansivas de densidade espiral, que tomam gás de uma órbita circular, o comprimem para formar estrelas e originam uma nova órbita elíptica.

Esses processos, segundo explicam os cientistas, contribuem para reforçar a estrutura espiral da Via Láctea.

A equipe sugere ainda que a galáxia tem quatro, e não dois braços, de gás e pó em espiral, nos quais se formam estrelas. [G1]

Comentário: "Não passou por alto o fato de a menos de 4 meses os "cientistas" terem dito que eram 2 os braços da Via Láctea... Agora, são 4 outra vez! Importante também é ter a noção de que se tratando de nossa galáxia, é praticamente impossível uma análise precisa. Muita coisa há acima do céu que nossas vãs filosofias não compreendem... já dizia Shakespeare..."

Olá, este blog é na verdade uma extensão do "www.mundocriado.com"
É a minha tentativa de focar com uma atenção e carinho especial uma das coisas que mais me encantam e que está ao alcance de qualquer ser humano que possa enxergar.
Basta olhar para cima!
Olhando para cima podemos ver muito mais que pontinhos luminosos... Podemos ver a expressão artística mais deslumbrante e abundante de todas que o Criador fez... O universo!!!

Você está convidado a viajar pelas ultimas notícias da mídia sobre astronomia e também conferir
imágens espetaculares, algumas que eu consigo captar e outras de grandes telescópios!

Este blog não terá a velocidade de atualizações que o "mundocriado" tem, por isso, aprecie cada postagem com cuidado e atenção de um pesquisador! Aprenda mais sobre o universo!

Acima de tudo...
Olhe para o céu!!!

Mundo Criado

Arqueologia Bíblica

Ano Internacional da Astronomia - 2009

Seguidores